Gerensys

Área de Clientes

Qual a importância de um Sistema ERP?

Qual a importância de um Sistema ERP?

Videoaulas

ERP é um sistema integrado de gestão, que vem do inglês Enterprise Resource Planning. A ferramenta centraliza os principais processos de uma empresa, como: gestão de estoque, vendas, fornecedores, clientes, finanças, contabilidade, recursos humanos, etc.

A ferramenta auxilia nas atividades de uma empresa e organiza a rotina, mantendo o trabalho da equipe otimizado, as informações mais confiáveis e melhorando a qualidade em cada processo. Duas das funções do ERP, são: integrar e automatizar atividades, eliminando a utilização de múltiplos sistemas e tornando o dia a dia mais fluido.

O ERP simplifica, controla e otimiza rotinas. Ao cuidar de uma empresa, o gestor sabe o quanto é importante contar com as ferramentas certas para ter bons resultados. O objetivo deste post é explicar o que é ERP, quais empresas podem utilizar o sistema, quais as vantagens, como o ERP otimiza a gestão da empresa e ainda dicas para escolher um bom ERP.

Basicamente, o sistema ERP é como um banco de dados estruturado da empresa. Todas as informações ficam armazenadas e disponibilizadas em uma única plataforma, podendo administrar os acessos entre diferentes níveis e necessidades dos funcionários. Desta forma, todo o volume de informações fica organizado com facilidade para pesquisas e análises, sem deixar de lado a segurança necessária para visualizar os arquivos. Quando realizados por meio de um sistema ERP, o controle das vendas, despesas, estoques, financeiro, recursos humanos e/ou serviços permite que as etapas sejam concluídas em um ritmo mais ágil, seja na gestão do e-commerce ou de uma loja física. Isso impacta positivamente a satisfação do cliente e os resultados da empresa, por proporcionar uma otimização de tarefas e informações.

As empresas têm um grande fluxo de informações para ser controlado e organizado. Apesar de muito úteis, utilizar apenas planilhas pode não ser suficiente para uma boa gestão. Adotar um sistema ERP é uma solução que padroniza processos e diminui os riscos relacionados a falhas na manutenção de dados, como duplicidade ou falta de informações, por exemplo. A padronização das informações é apenas uma das vantagens de se utilizar um ERP. Selecionamos mais algumas para que você possa conhecer e analisar o que faz sentido para seu negócio: Organização, Economia de tempo e dinheiro, Informações concretas e seguras, Automatização de Rotina e Baixo custo.

Posso Ajudar?